Após estudos realizados durante esse curso, fica
evidenciado que o professor do AEE é o intermediador da política
de inclusão nas escolas. Sem esse profissional, segundo suas atribuições que é complementar/suplementar a formação do aluno
com conhecimentos e recursos específicos que eliminam as barreiras as quais
impedem ou limitam sua participação com autonomia e independência nas turmas
comuns do ensino regular, fica inviável a efetivação de uma escola
inclusiva. O professor de AEE
acompanha a trajetória acadêmica de seus alunos, no ensino regular, para atuar
com autonomia na escola e em outros espaços de sua vida social. Para tanto, é
imprescindível uma articulação entre o professor do AEE e o do ensino regular. Portanto, o papel do professor do AEE consiste em propor
atividades que permitam eliminar barreiras e otimizar a aprendizagem dos alunos
e sua inclusão no ensino regular. Essa ação, certamente, terá uma repercussão
positiva no desempenho do aluno na sala de aula comum.
O estudo de caso é importantíssimo para o desenvolvimento do trabalho do professor do AEE, visto que é através dele, que se consegue ter acesso a vários dados importantes sobre o aluno e a partir daí criar possíveis hipóteses para solucionar o problema, ou seja, para ajudar o aluno na sua aprendizagem. Com base em um estudo de caso eficaz, o professor terá condições de elaborar o plano do AEE para desenvolver com seu aluno, esse plano contribui para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos atendidos na Sala de Recurso Multifuncional, pois deverá respeitar as características e individualidades de cada um. É viável salientar que no Plano de AEE deve conter as ações que serão desenvolvidas com o aluno depois de um profundo conhecimento sobre o mesmo para atender as suas necessidades. E, com essas ações garantir o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem do aluno na escola.
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