sábado, 19 de outubro de 2013

Atividade que Favorece o Desenvolvimento e a Aprendizagem do Aluno com Deficiência Intelectual


Toda criança necessita brincar. Pois brincar é um momento indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. Os jogos e brincadeiras para as crianças com deficiência intelectual constituem atividades primárias que trazem grandes benefícios do ponto de vista físico, intelectual e social. De acordo com VYGOTSKY(1998), a arte de brincar pode ajudar a criança com necessidades educativas especiais a desenvolver-se, a comunicar-se com os que a cercam e consigo mesma. Através dos jogos e brincadeiras a criança com deficiência intelectual pode desenvolver a imaginação, a confiança, a auto-estima, o auto-controle e a cooperação e facilita sua aprendizagem.
E para promover uma aprendizagem de forma mais significativa para o aluno com DI, nós professores envolvidos na aprendizagem deste aluno, devemos nos preocupar em propor atividades que façam sentido para a criança devido à fragilidade observada nos seus mecanismos de aprendizagem, sugerindo atividades que explorem suas experiências e a oportunidade de vivenciar objetos presentes em seu cotidiano.

Sugestão de atividade: CAIXA SURPRESA

 A CAIXA SURPRESA é uma ferramenta excelente para estimular a percepção das variações táteis, a atenção, concentração, memorização, raciocínio e socialização, sem contar que este recurso pode ser confeccionado pela (o) professor. Super prático e fácil de fazer.  O professor de AEE poderá pedir aos alunos para colocar a mão na caixa e tentar identificar através das formas dos objetos; propor que os alunos expressem oralmente sobre os objetos recolhidos através de histórias, situações do cotidiano realizando adaptações de acordo com as necessidades específicas dos alunos. Podem trabalhar os sentimentos, Objetos com pares - a criança coloca a mão dentro da caixa retira uma peça e depois retorna para procurar o par ou identificar o objeto. 
Com a caixa o professor poderá desenvolver inúmeras atividades que venham proporcionar melhor aprendizagem e desenvolvimento das habilidades do aluno com deficiência intelectual.
A utilidade desta ferramenta é muito grande, podemos ainda fazer uso desse recurso para construir o conhecimento do aluno frente aos conteúdos trabalhados na sala de aula, basta que coloquemos em seu interior palavras, imagens, números  e objetos (em miniatura) relacionados ao tema estudado, o manuseio desses objetos possibilitará a memorização desse conteúdo, garantindo assim sua aprendizagem. Histórias e sequências de fatos também podem ser montadas no interior da caixa, para que o aluno faça suas escolhas à medida que o professor for relatando os fatos.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998 apud MAFRA, Sônia R. C., 2008.

FIGUEIREDO, V. Rita; POULIN, Jean-Robert; GOMES, Adriana L. Atendimento Educacional Especializado do aluno com Deficiência Intelectual. São Paulo: Moderna, 2010 apud POULIN, Jean-Robert; FIGUEIREDO, V. Rita; GOMES, Adriana L., 2013.

__________. O Aluno com Deficiência Intelectual: Funcionamento Cognitivo e Estratégias de Avaliação. Fortaleza, 2013.

4 comentários:

  1. Olá querida Valmira.
    Sua sugestão de atividade é bem prática e pode ser trabalhada em todas as áreas do conhecimento com vários temas, proporcionando ao aluno à construção de novos conhecimentos através de atividades lúdicas, é um recurso eficiente para o desenvolvimento da inteligência do aluno.

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  2. Oi colega!
    Gostei muito de sua sugestão de atividade, a caixa surpresa é um ótimo estimulador o raciocínio lógico, memória e outros mais como você mesma frisou, sem falar que o lúdico torna as atividades mais interessantes e divertidas para os alunos do AEE

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  3. Parabéns colega pela criatividade nas atividades, pois realmente a arte de brincar ajuda a criança com necessidades educativas especiais a se desenvolver, a se comunicar com os que a cercam e consigo mesma. Observei sua sugestão analisando até a foto de crianças brincando, onde mostra a interação e socialização no ato de brincar. Abraços

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  4. Valmira essas atividades farão os alunos assimilarem relacionando ao concreto para depois levar a abstração por meio do raciocínio e memória.
    Abraços.....
    Nelcicleide

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