domingo, 29 de junho de 2014

Texto “O modelo dos modelos” de Italo Calvino e a sua relação com o AEE.

Fazendo uma analise sobre o texto “O modelo dos modelos” nos leva a refletir sobre a educação e no nosso papel enquanto educadores. Percebe-se que o autor, através de metáforas, discorre sobre um modelo tradicionalista e homogêneo de educação em que todos tinham que seguir o mesmo caminho, aqueles que não conseguissem seguir o modelo apresentado pela escola, eram excluídas do contexto escolar, percebe-se ainda que o Senhor Palomar não pensou o ser humano como um ser dotado de competências, habilidades e necessidades que lhe são específicas, por isso idealizou um modelo: único, ideal, homogêneo, harmonioso que a partir de correções necessárias modelo e realidade se coincidissem. Porém ao idealizar o referido modelo à realidade humana se dá conta da complexidade desta realidade, que a mesma está sempre em processo, é inacabada, diferente e que, portanto possui necessidades específicas não cabendo a ela um único modelo, mas sim vários possíveis de serem transformados e adaptados á cada realidade e talvez, até mesmo dissolvidos. Neste sentido, surge a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusiva, pois assim como Palomar que “agora já desejava uma grande variedade de modelos, se possíveis transformáveis uns nos outros segundo um procedimento combinatório, para encontrar aquele que se adaptasse melhor a uma realidade que por sua vez fosse feita de tantas realidades distintas, no tempo e no espaço.” Esta política propõe este novo olhar para a Educação que propõe e obriga as escolas receberem todos os alunos, seja ele com ou sem deficiência. Este documento reconhece que é possível transformar, só precisa buscar com paciência os elementos combinatórios para as diversas realidades, afinal somos iguais nas nossas diferenças, contudo jamais seremos homogêneos. 

Foi neste contexto que surgiu o AEE, que a cada dia está se construindo, procurando acertar, muitas vezes errando, recomeçando, para apoiar a educação das pessoas publico alva da Educação Especial nas escolas regulares. Com esse atendimento, procura-se corrigir os modelos tradicionais, ultrapassando os muros da escola, modificando a estrutura física, oferecendo aprendizagem significativa, valorizando as habilidades dos alunos, trabalhando suas potencialidades e, sobretudo fazendo seus direitos conquistados valer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário