Fazendo uma analise sobre o
texto “O modelo dos modelos” nos
leva a refletir sobre a educação e no nosso papel enquanto educadores. Percebe-se
que o autor, através de metáforas, discorre sobre um modelo tradicionalista e homogêneo
de educação em que todos tinham que seguir o mesmo caminho, aqueles que não
conseguissem seguir o modelo apresentado pela escola, eram excluídas do
contexto escolar, percebe-se ainda que o
Senhor Palomar não pensou o ser humano como um ser dotado de competências,
habilidades e necessidades que lhe são específicas, por isso idealizou um
modelo: único, ideal, homogêneo, harmonioso que a partir de correções
necessárias modelo e realidade se coincidissem. Porém ao idealizar o referido modelo à realidade humana se dá conta da
complexidade desta realidade, que a mesma está sempre em processo, é inacabada,
diferente e que, portanto possui necessidades específicas não cabendo a ela um único
modelo, mas sim vários possíveis de serem transformados e adaptados á cada
realidade e talvez, até mesmo dissolvidos. Neste sentido, surge a Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação inclusiva, pois assim como Palomar que “agora já
desejava uma grande variedade de modelos, se possíveis transformáveis uns nos
outros segundo um procedimento combinatório, para encontrar aquele que se
adaptasse melhor a uma realidade que por sua vez fosse feita de tantas
realidades distintas, no tempo e no espaço.” Esta política propõe este novo
olhar para a Educação que propõe e obriga as escolas receberem todos os alunos,
seja ele com ou sem deficiência. Este documento reconhece que é possível
transformar, só precisa buscar com paciência os elementos combinatórios para as
diversas realidades, afinal somos iguais nas nossas diferenças, contudo jamais
seremos homogêneos.
Foi neste contexto que surgiu o AEE, que a cada dia está
se construindo, procurando acertar, muitas vezes errando, recomeçando, para
apoiar a educação das pessoas publico alva da Educação Especial nas escolas
regulares. Com esse atendimento, procura-se corrigir os modelos tradicionais,
ultrapassando os muros da escola, modificando a estrutura física, oferecendo
aprendizagem significativa, valorizando as habilidades dos alunos, trabalhando
suas potencialidades e, sobretudo fazendo seus direitos conquistados valer.
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