Proporcionar uma forma de CAA (Comunicação
Aumentativa e Alternativa) para pessoas que não conseguem se expressar através
da fala e/ou escrita, que apresentam déficits no seu comportamento e na interação
social, tem como consequência a melhoria de sua qualidade de vida,
proporcionando-lhe maior autonomia, aumentando sua autoestima e dando-lhes uma
oportunidade de sentirem-se num nível de igualdade na sociedade.
O vocabulário a ser utilizado por determinado aluno
em seu recurso de comunicação deve ser previamente selecionado. A seleção leva
em consideração dados da realidade concreta de cada aluno, tais como: idade,
grupo de convívio, as expressões naturalmente utilizadas por ele, às coisas que
estão disponíveis em seu ambiente familiar, social e escolar, a manifestação de
necessidades que são individuais. É fundamental o envolvimento do aluno, dos
familiares, dos professores e todos aqueles que estão diretamente engajados na
utilização deste recurso. Os recursos de comunicação de cada pessoa são
construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração
especificidades que atendem às necessidades deste usuário.
Segundo BEZ (2014), a escolha de um sistema
de comunicação alternativo deve ter como base atender as necessidades do
utilizador, levando em consideração os diversos contextos sociais e os sujeitos
em interação com outras pessoas, ainda segundo a autora, pesquisas
diversificadas na área dos transtornos globais do desenvolvimento - TEA, com o
uso da comunicação alternativa tem se apresentado como potencializadores no
desenvolvimento de sujeitos com autismo.
Sugiro aqui como estratégias de recursos de baixa
tecnologia para alunos com TGD/TEA as Pranchas de Comunicação que servem para
facilitar e possibilitar a construção do conhecimento e podem representar o
cotidiano das crianças em vários ambientes, como a rotina da casa, da escola,
sala de aula, sala de recurso e outros ambientes que a criança frequente como
instituições clínicas e terapêuticas, qualquer profissional envolvido com a
criança podem utilizar as pranchas de comunicação, assim como crianças de
qualquer idade também podem fazer uso delas, porém é importante observar se esse
recurso está sendo realmente eficiente na vida e no desenvolvimento do aluno, a
avaliação é necessária para possíveis modificações visando atender a suas
necessidades reais.
Descrição das imagens:
1. Essa prancha de comunicação
possui dezoito símbolos gráficos. As mensagens servirão para escolher alimentos
e bebidas. Os símbolos PCS estão organizados por cores nas categorias social
(oi, podes ajudar?, obrigada); pessoas (eu, você, nós); verbos (quero, comer,
beber); substantivos (bolo, sorvete, fruta, leite, suco de maçã e suco de
laranja) e adjetivos (quente, frio e gostoso).
Descrição das imagens:
2. Essa prancha é útil para o aluno aprender conceitos de organização
doméstica, higiene pessoal, atividade extra classe. Podendo ser trabalhada
tanto no ambiente escolar quanto nas atividades de casa.
REFERÊNCIAS:
BEZ, M. R. Comunicação
Alternativa e TEA. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado.
Disciplina: AEE e TGD. 2014.
Bez. Maria Rosangela. Linguagem
e Comunicação. In: Curso de Atendimento Educacional
Especializado.
BEZ, M. R. ; PASSERINO, L. M. Applying Alternative and
Augmentative Communication to an inclusive group. In: WCCE 2009 - Education
and Technology for a Better World Monday, 2009, Bento Gonçalves-RS. WCCE 2009
Proceedings - Education and Technology for a Better World Monday.Germany: IFIP
WCCE, 2009. v. 1. p. 164-174. Traduzido. Aplicando a Comunicação
Aumentativa e Alternativa numa turma inclusiva.
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